Blog Andando por Aí

Fim de ano

final4Pé da Cascata do Caracol, um lugar especial

Quando um ano vai terminando, como este 2023, faço uma análise do que aconteceu nos meses anteriores para ver se fiz ou não fiz o que previra lá no início. Uma coisa instintiva, meio inútil, mas faço. Pois vamos ver o que se passou.

  • 2023 iniciou com a euforia da venda do meu último livro “Um ano no topo do Rio Grande”, lançado no final de 2022, e a boa repercussão que vi e senti em relação à obra. Foi muito bom ver que as pessoas gostaram e procuraram por ela e pouco antes de terminar o ano, esgotou a edição.
  • Passei grande parte do ano trabalhando para finalizar outro livro sobre a natureza de São José dos Ausentes, intitulado “O Vale do rio Silveira”. Trata-se de uma coletânea de fotos originais e crônicas descrevendo o que vi pelo vale, da nascente até a foz. O lançamento deverá ocorrer no outono vindouro.
  • finalCasal de socó-dorminhoco
  • Iniciei outro trabalho interessante e desafiador que intitulei “A história natural do vale da Lageana”, este aqui em Canela. Retratar o natural é uma das minhas atividades preferidas e o material acumulado já é grande. Este livro deverá chegar ao público entre o outono e o inverno de 2024.
  • Com a de hoje, foram 48 crônicas inéditas produzidas para o Jornal Nova Época e para o meu site pessoal. Conto histórias de diversos assuntos e lugares, com ilustrações originais que amparam o leitor para melhor compreensão dos textos. Sempre trabalhei com a fala amparada na imagem na época em que ministrava minhas aulas e agora, igualmente, trabalho com a escrita ancorada nela. Continuo, pois, com o mesmo cacoete didático.

final3O aço e a teia medindo forças

  • Cheguei aos 72 anos, viajei, bebi vinho, namorei, curti minha neta Gaia, revi e convivi com amigos, conversei, fiz fogueira, plantei e colhi alface, abracei e beijei meus filhos Bruna e João Pedro. Cozinhei para os da casa e amigos, dormi muitas sestas, fiz Pilates, caminhei pela cidade cedo pela manhã, fotografei e postei as coisas bonitas que vi pelas nossas ruas. Visitei muitas vezes meus amigos da Estância Tio Tonho e da Pousada Monte Negro, em São José dos Ausentes. Tomei muitos cafés da manhã no bar do Xerox, onde sempre reencontro os amigos, li novos livros e reli O Tempo e o Vento, este pela terceira vez. Escrevi, escrevi, escrevi e aprendi muito.

final2Um dos tantos lugares que utilizei para escrever

  • Este é o resumo do meu ano que termina em breve. Para o próximo? Bom, aí vamos deixar o tempo andar e conto só no final, se estiver por lá. Um abraço a todos, obrigado por me acompanharem por aqui nas minhas gauderiadas literárias. Não vou prometer nada, apenas dizer que em janeiro estarei de férias do jornal. Retorno em fevereiro.

 

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.