Blog Andando por Aí

Uma aventura única

 

Conhecimento nas alturas

Um lugar para contemplação, conhecimento, encantamento e êxtase. Assim é o cânion Monte Negro em São José dos Ausentes. Não há limite para quem deseja conhecer mais um pouco sobre a história da formação dos cânions e dos nossos campos de altitude, e sobre isso nós conversamos nesta Aventura no Topo do Rio Grande que está programada para os dias 20, 21 e 22 de março. Caminhadas leves, informações sobre fauna, flora e geografia, amizades, gastronomia e o conforto da Pousada Monte Negro. Estes são os principais ingredientes desta aventura. Informe-se no meu site www.vitorhugotravi.eco.br ou pelo whatsapp 54 999985488. Ainda temos vagas.

 

Apontando para o Topo

Na companhia de dois cães de uma fazenda próxima, que sempre me acompanham nas caminhadas quando passo em frente a propriedade, cheguei ao cânion do Funil. De lá é possível ter uma vista mais impressionante ainda do Topo do Rio Grande, quando o imponente e escuro Monte Negro se projeta para cima tendo a seus pés o cânion homônimo. As pedras a frente são como promontórios ali instalados para que alguém fique ali sentado e apreciando o espetáculo do monumento coberto de mata de araucárias, muito escuro e contrastando com o campo dourado de outono.

 

Cai ou não cai

Numa das bordas do cânion da Coxilha, pouco ao sul do Monte Negro, tem uma grande rocha que há muito desafia a gravidade, ficando naquela posição em que parece que a qualquer momento, a qualquer trovão mais forte que reverbera na encosta, vai fazer rolar o grande matacão. Assim, de forma lenta e permanente, vai havendo sempre algum deslizamento de rocha para o fundo do cânion alargando sua boca e diminuindo um pouco sua profundidade. É a dinâmica da modelagem das encostas dos Aparados da Serra.

 

No aguardo

Cavalos encilhados, bem tratados, mansos e conhecedores dos caminhos do campo que levam aos cânios e outros pontos turísticos, fazem da Estância Tio Tonho um local de referência para quem quer praticar algum tipo de cavalgada pela região do Topo do Rio Grande. Estaremos visitando esta estância no domingo dia 22, quando, além da possibilidade de uma cavalgada, ainda teremos o privilégio de saborear um autêntico churrasco de galpão, preparado pelas hábeis mãos do Afonso e do Pablo. Participe deste grupo, ainda restam algumas vagas.

 

O Topo do Rio Grande

Não canso de ver, de falar e de registrar em fotos o mais alto e famoso dos morros do Rio Grande do Sul. Poucos se aventuram a escalar suas íngremes trilhas e chegar ao seu topo para poder vislumbrar o espetáculo de, não somente estar no local mais alto do que qualquer gaúcho, mas de ficar diante de uma paisagem deslumbrante e com os cânions aos seus pés. Venha participar desta experiência inesquecível juntando-se ao grupo que estou formando para os dias 21, 22 e 23 de março.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.