Blog Andando por Aí

A silagem e a história do homem

Silagem3Milho sendo moído e armazenado na carreta, sob o comando do Pablo

 Os grupos humanos primitivos trocavam permanentemente de local de moradia, sempre andando em busca de alimento, sejam frutas, sementes, raízes ou caça. Eles tinham que, literalmente, seguir a comida aprendendo assim as épocas e locais de maturação e os comportamentos de deslocamentos dos animais de caça. Era a típica vida nômade, que caracterizou a humanidade no seu início. Há cerca de dez ou doze mil anos atrás, alguns grupos começaram domesticar alguns animais, como o gado, ovelhas e cavalos, ao invés de sempre seguir as manadas e algumas plantas importantes, como o trigo, milho e o arroz, foram cultivadas e melhoradas. Isto fixou o Homem num lugar e assim nasceram a agricultura e a pecuária. Este processo foi lento e exigiu muitos conhecimentos e descobertas, sendo que a forma de armazenar grãos e carnes para consumo futuro talvez tenha sido um dos mais importantes, o que permitiu a fixação e grupos num mesmo local o ano todo e, no decorrer do tempo, foi o embrião de vilas, cidades e impérios.

Silagem1Um pé de milho no ponto para silagem

Recentemente estive na Estância Tio Tonho, em São José dos Ausentes e observei de perto a forma utilizada pelos proprietários para armazenar o milho para consumo futuro. Trata-se da silagem, que consiste na trituração do pé de milho com as espigas, quando a cultura está no estágio um pouco adiante do ponto de milho verde. O material é picado, amontoado, socado e no final coberto por uma capa plástica para impedir o ataque de consumidores indesejados. Ali, fechado e comprimido, o milho fermenta e se transforma num alimento suculento, aromático e nutritivo para o gado em geral, garantido uma alimentação para o período do inverno, quando o pasto fica seco. Todas as propriedades na região praticam a silagem do milho, necessária e já estabelecida há muito.

Silagem2Moendo e enchendo a crreta

Para a moagem há um trator que vai “comendo” uma fileira de pés de milho por vez e enchendo a carreta, sempre controlado pelo Pablo Vieira, dono da plantação. Serviço demorado tanto pelo tamanho da lavoura como pelo terreno um pouco acidentado, o que exige mão firme do condutor do trator, o experiente José Valmir, o Zeca, vizinho e que traz o trator e a experiência no assunto. Silagem garantida, depois de dois dias de lida bruta e constante, dá um sossego ao Pablo pela garantia do sustento das vacas de leite durante o próximo inverno, que logo se mostrará.

Silagem4Pablo (esquerda) e Zeca esvaziando mais uma careta de silagem

Vejo este exemplo de comportamento como o padrão desenvolvido há mais de dez mil anos pelos nossos ancestrais, apenas com o acréscimo progressivo da tecnologia. É uma fórmula que funciona e permite a permanência de homens e animais num mesmo local por muito tempo, desde que se faça um estoque suficiente de grãos e carne, tanto para uns como para outros. O custo desta adaptação foi o fato de o homem ter se tornando escravo de plantas e de animais, tendo que lhes fornecer o melhor para sua alimentação e os proteger de predadores. Tudo tem um preço.

Silagem5

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.