Blog Andando por Aí

Vamos juntos

 

Interpretar a paisagem aumenta muito a qualidade de uma aventura na natureza

Uma boa vivência na natureza pode ser feita de muitas maneiras. Uma delas é pegar seu carro, moto ou bicicleta e seguir a um determinado destino e lá absorver o que a paisagem oferece, com seus segredos e belezas. Nesta alternativa, se você não tem um conhecimento maior do local, uma olhada na paisagem pode lhe ser muito agradável pelo que ela oferece, como o relevo, os tons de cores, os sons locais, o horizonte e seus ladrilhos de ocupação humana, um rio que serpenteia pelos locais mais baixos, etc. E isso é tudo.

Outra alternativa é ir a um destino e ali contratar um guia local, que lhe acompanhará por algumas horas e lhe mostrará coisas que você via, mas não enxergava, ou não entendia. Os guias locais são muito bem informados de detalhes que podem tornar sua experiência na natureza muito melhor, mais informativa, mais completa, mais prazerosa.

Outra possibilidade é você se juntar ao nosso grupo, que está em formação – máximo doze pessoas, e seguir comigo para um destino que é um dos mais expressivos e interessantes do nosso Estado – o Monte Negro, o verdadeiro Topo do Rio Grande e seus inúmeros atrativos. Lá, além de desfrutarmos das delícias da culinária serrana, de sentirmos o aconchego da Pousada Monte Negro e da Estância Tio Tonho, vamos perambular por alguns caminhos nos quais eu lhes mostrarei o que me estimulou a escrever e a fotografar os meus projetos Um ano no Topo do Rio Grande e A Borda. Estes projetos eu desenvolvi entre 2017 e 2019, e me permitiram fazer um retrato da paisagem ao longo de um ano e uma experiência de viver só em um lugar isolado. Um livro correspondente ao primeiro projeto deverá ser lançado em breve contendo crônicas e fotos sobre as quatro estações do ano na região do Monte Negro.

Vou fazer, para cada local visitado, uma interpretação da paisagem para que se possa ter um maior conhecimento do local e, com isso, uma maior qualidade de visitação. Vou levá-los ao Topo do Rio Grande em uma breve caminhada até o ponto culminante do nosso Estado e de lá absorver a incrível paisagem que se abre no horizonte, adicionando histórias incríveis contadas pela nossa guia local e parceira Edinaira Lopes. Conheceremos uma propriedade chamada Rincão Comprido, onde há uma produção secular de um queijo serrano premiado, e de um gosto e textura únicos.  

Junte-se a este grupo. Sairemos de Canela em uma van fretada especialmente para esta aventura que iniciará no dia 20 de novembro as 7:30h e encerrará as 18h do dia 22. Tanto na van como nas pousadas, serão observados todos os cuidados sanitários protocolares exigidos. Informe-se mais em www.vitorhugotravi.eco.br/site/ ou pelo whatsapp 54 999985488.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.