Blog Andando por Aí

Uma lancheria internacional

 Xerox3

Aqui em Canela, na Serra Gaúcha, tem uma lancheria que atrai seus comensais não só pelos  deliciosos lanches, sempre feitos na hora, mas também por ter se tornado um ambiente sem o menor preconceito por raça, cor, ofício, sexo, preferência clubística ou por seja lá o que for que diferencie as pessoas atualmente. Todos são bem-vindos e convivem por dez ou vinte minutos (menos o Tomate, que tem cadeira cativas por horas...) numa agradável confraternização entre dentadas em bifinhos, croquetes, pastéis ou enroladinhos e goles de café, sucos ou batidas de diversas frutas.

xerox4

Sentado no balcão, observo a minha frente a grande geladeira de onde emergem os molhos, sucos e outras bebidas que são servidas aos clientes, e vejo inúmeros ímãs de geladeira presos ao longo do revestimento metálico da parte superior e das colunas do móvel. Um pouco mais de atenção, e lá estão memórias trazidas de muitos lugares, transformando aquelas partes da geladeira num mosaico de geografia, história e boas lembranças. Hamburgo, Scotland, Bahamas, Jerusalém, Terra do Fogo, Veneza, Normandia, Liverpool, Texas, Roma, Maceió, New York, Salzburg, Paris, Aruba, Bethlehem, Caldas Novas, Jamaica, Búzios e outros tantos adereços magnéticos coloridos enfeitam a grande geladeira que, sem eles, seria apenas mais uma geladeira.

xerox5

Os proprietários Márcio e Alaercio (Nene) me confirmaram que todas aquelas lembranças foram doadas por fregueses da casa quando retornam de alguma viagem de férias ou a trabalho. Isto pode parecer pouco mas percebo que, mesmo muito longe deste lugar de congregação de amizades e de alimentos, as pessoas não esquecem dele e demonstram o quão importante é este pequeno espaço com poucas mesas e algumas cadeiras de balcão e sua incrível energia. De longe, de perto ou de muito longe, o Xerox, como é o apelido desta lancheria, é sempre lembrado e querido. A variedade de lugares dos quatro cantos do mundo ali exibidos mostra a diversidade de pessoas que frequentam o local, todos irmanados e em harmonia por pelo menos aqueles minutos que passam por ali para saciar a fome ou atualizar assuntos de futebol, política ou outros. Penso também naqueles frequentadores que viajam por perto ou que não saem da cidade e que poderiam também contribuir com um ímã para aquela geladeira, mas preferem apreciar os lugares do mundo expostos naquele painel a frente, enquanto saboreiam um delicioso bifinho com ovo e uma xicara de café com leite. Todos são importantes componentes deste universo sagrado de Canela. Vida longa ao Xerox.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.