Blog Vale do Rio Silveira

Os rios que quase se encontram

Desnível dos rios Divisa (esquerda) e Silveira (direita) e o estreito bloco de rochas que os separam

Aqui na Pousada Potreirinhos tem um elemento geográfico raro, não visto e nem encontrado em nenhuma outra região do Brasil ou do mundo. Um lugar em que dois rios correm muito próximos um do outro, mas não se encontram, sendo que um circula há mais de 18 metros acima do outro. Tente imaginar um cenário em que um rio corre por cima e outro por baixo, separados por um muro natural de rocha basáltica e que por pouco, mas muito pouco mesmo, um não se mistura com o outro.

Estou falando do já famoso Desnível dos rios Divisa e Silveira, aqui de São José dos Ausentes e que se consolidou como um dos mais famosos pontos turísticos do município. O acesso se dá pela Pousada Potreirinhos através de seus potreiros cercados de pedras que abrigam os animais da fazenda. Passar por uma, duas e três porteiras mostra a necessidade de se dividir o espaço para bem manejar o gado, ovelhas e os cavalos. É por ali mesmo que se passa, abrindo e fechando as brancas porteiras até se chegar no campo e depois na mata de galeria do rio Silveira. No final da trilha aparece o leito rochoso do rio com sua água fria e limpa, convidando para que se atravesse pelo seu leito até a outra margem, molhando-se as pernas até os joelhos.

Travessia do Rio Silveira para acessar o Desnível

Saindo na outra margem, a subida pelas pedras garante uma vista espetacular da região e, quanto mais subimos, melhor avistamos o complexo do desnível. De um ponto bem acima, no sopé do morro Maracajá, abre-se a vista espetacular que encanta e intriga o visitante: a direita o rio Silveira correndo manso para o norte; a esquerda o rio Divisa, mais abaixo e com menor caudal, seguindo tranquilo para o oeste; no meio deles um paredão de rochas negras que impede que se encontrem.

Subindo o morro Maracajá, que vai exigir um esforço extra, a vista é de drone com uma panorâmica que impressiona e expõe o espetáculo do quase encontro dos rios e a sinuosidade dos dois leitos que, pouco mais adiante, acabam se encontrando. Quando as águas mais calmas e menos volumosas do rio Divisa finalmente se misturam com o rio Silveira, mais volumoso, fundem-se em um único curso que, aumentado, vai fazer o espetáculo do Cachoeirão dos Rodrigues, logo abaixo, ficar maior.

Vista panorâmica do topo do Morro Moracajá mostrando os detalhes do Vale do Rio Silveira

Conhecer o Desnível dos Rios é um dos programas imperdíveis para quem vem a São José dos Ausentes, e aproveitar as delícias da culinária da Pousada Potreirinhos é um contraponto perfeito para que gosta de natureza e conforto após caminhadas de algumas horas com muitas fotos e histórias para serem contadas por muitos anos. Ainda não conhece o Desnível dos Rios?  Movimente-se...

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.