Blog Um Ano no Topo do Rio Grande

Encerrando as atividades do inverno

Após 25 dias de atividade de campo com observações, fotos e descrição das paisagens e suas características, encerrei a parte de campo do inverno. Agora vem a fase de compilação dos dados e seleção de fotos e decrições do que foi visto e registrado. A fauna de inveno foi registrada em seus ambientes naturais e pude ter ideia daquels animias que são residentes ali o ano todo. A partir da próxima etapa dos trabalhos de campo, na primavera, começarei a registrar aqueles animais que são migratórios e vem para a região para a temporada de reprodução.

Cenáro típico do inverno aqui em Ausentes: campo dourado contrastando com a mata sempre verde de araucárias e o amanhecer com neblina densa depositada nas partes baixas dos vales.

 

A cerração é bastante frequente no inverno daqui, cobrindo tudo de forma a transformar o cenário em uma monocromia de tons de cinza, criando quadros espetaculares.

 

Registrar a fauna de mamíferos durante o dia é uma tarefa árdua e que exige, além de uma boa dose de sorte, a calma e o equipamento na mão para o registro. Este graxaim-do-campo eu fotografei antes de ser visto por ele e consegui algumas boas fotos antes de sua fuga.

 

O frio é uma constante ppor aqui, não só no inverno, mas principalmente nesta estção. As geadas banqueiam campos, casas, estada e tudo o mais que estiver ao desabrigo. 

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.